quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Parabens Rubrão pelos seus 90 anos

Ontem, 25 de Janeiro de 2011, o OESTE F.C. fez 90 anos de glória e alegria, engrandecendo o nome de Itápolis para todo o Brasil. O Oeste FC é motivo de orgulho da população local e regional, principalmente da Prefeitura Municipal de Itápolis que não mede esforços em atender às exigências da Federação Paulista de Futebol, para que o Estádio Municipal "Dos Amaros" seja liberado a receber os jogos do Campeonato Paulista da Primeira Divisão.

Parabéns ao Oeste FC pelos 90 anos e a todas as pessoas que fizeram ou fazem parte de sua gloriosa história.

HISTÓRIA

Como agremiação esportiva, a primeira agremiação futebolística que foi criada em Itápolis, foi o Esporte Clube Itapolitano, fundado em 1912, sob a presidência do Sr. Antonio Rodrigues, que exercia a função de Coletor Federal, cujo campo era o Largo Cincinato Braga atual praça Pedro Alves de Oliveira.

O Oeste F. C. foi fundado no dia 25 de janeiro de 1921, sob a presidência do Dr. Valentim Gentil. O seu nome, Oeste, foi sugerido pelo cirurgião dentista, Victor Lapenta, tendo em vista que a nossa cidade se encontra na zona oeste do Estado.

Inicialmente, a sua Praça de Esportes foi o campo do "Jatubazeiro", existente no terreno pertencente à chácara do Sr. Domingos Perrone.

Prosperando, conseguiu um campo próprio, comprando uma parte da chácara do Sr. Francisco de Sales Machado, no lado Este da cidade.

O Prefeito Eugênio de Paula Brandão, interessando-se por essa modalidade de esporte, promulgou a Lei nº 87, de 15 de agosto de 1929, que concedeu pleno domínio ao Oeste Futebol Clube, sobre o terreno reservado para as vias públicas, que se encontram dentro do referido campo.

Essa Praça de Esportes passou a ser chamada popularmente de "Campo dos Amaros", em homenagem aos descendentes do fundador de Itápolis. Pela Lei nº 1395, de 24 de outubro de 1988, passou a denominar-se "Estádio Ildenor Picardi Semeghine" e, pela Lei nº 2644, de 24 de fevereiro de 2010, teve novamente seu nome mudado, voltando ao popularmente conhecido "Estádio dos Amaros"

No passado, brilharam nas equipes do clube, jogadores como Paulo Rodrigues e Silva, Guido Camparini, Luiz Pirângeli, Maurílio Leite, Joaquim Machado, Carabina (João Batista de Siqueira), Ernesto Regiane (Réo), Tequinho Sendon, entre outros, depois tivemos ainda, grandes jogadores, entre os quais destacamos: Luiz Destro, Baiano, Alicate, Quincas (que jogou no Botafogo de Ribeirão Preto), além do centroavante Wilsinho Granucci.

CURIOSIDADE

No final de 1939, o Oeste foi convidado para um amistoso na cidade Novo Horizonte, para a disputa da Taça "Leônidas da Silva". Antes do jogo, muita festa, fogos de artifício e tudo o mais. O Oeste venceu a partida por 2 x 1 e, curiosamente, a taça "desapareceu" depois do jogo. (Fato narrado pelo jogador da época Antonio Torricelli)

1952 - Faziam parte da 1ª Equipe de futebol profissional do Oeste F. C. = Agenor, Djalma, Zito, Carlos Antonio Dultra, Pirilo, Pierin Granucci, Zé do Monte, Tequinho Sendon, Hélio La Laina, Tostão e Germano ou Traíra

O jogador da década de 1950, Candinho Zanatta, segundo os que o viram jogar, tinha um chute tão forte que quando havia pênalti para ser batido (na época era batido de 18 jardas, ou seja na linha da grande área) poucos goleiros se arriscavam a ficar debaixo da trave, muitos deles saíam do gol na hora da batida. Ainda segundo declarações, durante a partida, quando ele chutava no gol e a bola ia pra fora, era normal tirar balaustres da cerca do campo. Na época o campo era cercado por balaustres de madeira.

TÍTULOS

1953 - foi Campeão Regional, disputando com grandes cidades como Araraquara, Catanduva e São José do Rio Preto. Sob a presidência do Sr. Conrado Zuanon Sobrinho, a equipe comandada pelo técnico Baía, era formada por: Marconi, Pierin Granucci, Iraci Marconi, Dalmo, Iraci Coletti, Carlos Antonio Dultra, Zé do Alfredo, João Puzzi, Marinho Gentil, Ubaldo José Massari, Oswaldo Micheletti (Prata), Joaquim Jacintho, Tequinho Sendon, Walter Ignácio e Toninho Monteleone.

1966 - foi Campeão da 3ª Divisão. O artilheiro do Campeonato foi o centroavante oestino Wilsinho Granucci. No jogo contra o Glória, de Cafelândia, no Estádio dos Amaros, o centroavante Wilsinho fez 7 gols, quase igualando ao recorde de Pelé, com 8 gols em uma partida. Faziam parte da equipe vencedora: Astor Scadda (Presidente), Aurélio Ferrari (Diretor), Prof. Silvio (Preparador Físico), Baía (Técnico) e os jogadores: Dick Guidorzi, Jorge, Alicate, Baiano, Zé Preto, Nelson Parillo (Pardal), Wilson Lucínio, Luíz Destro, Oswaldo Micheletti (Prata), Catarina, Wilsinho Granucci, Kenedy Malosso, Baladi e Eraldo Benaglia

1992 foi Campeão da 2ª Divisão

1997 foi Campeão da 2ª Divisão

1998 foi Campeão da Série B1-A

1999 foi Vice-Campeão da Série A-3

2002 foi Campeão da Série A-3

2003 foi Campeão da Série A-2

2004 Venceu o Palmeiras por 2 x 1, no Estádio dos Amaros, conquistando a Taça dos Campões

2008 foi Vice-Campeão da Série A-2

2009 - 2010 - 2011 - Participação na Série A-1 do Campeonato Paulista de Futebol. No ano de 2010 o centroavante oestino, Ricardo Bueno, foi o artilheiro da Competição e a equipe também participou do Campeonato Brasileiro da Série D.

0 comentários:

Postar um comentário

Não comente como anônimo mostre que você faz parte da torcida rubro negra. Selecione Nome/Url na caixa para comentar.!ATENÇÃO! Não usar palavras ofensivas.!